Araguaína, considerada a capital industrial de Tocantins, reuniu lideranças municipais de todo o país para discutir a inovação na gestão pública no evento “Transformação Digital e Cidades do Futuro”. A iniciativa contou com a parceria do Serpro, empresa pública de tecnologia da informação do governo federal, do Sebrae, da Associação Nacional das Cidades Inteligentes (Anciti) e do Catalisa Gov, programa de governo que oferece oportunidades para startups com ideias inovadoras.
Durante dois dias, 17 e 18 de outubro, cerca de 150 gestores de diversas prefeituras tiveram a oportunidade de conhecer soluções e experiências, aplicadas na esfera federal, que facilitam a vida do cidadão e o acesso às informações e serviços oferecidos nas localidades, tornando mais direta e transparente a relação da prefeitura com a população.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, comentou que a transformação digital do seu município teve início há algum tempo. “O processo continua, tanto nos processos administrativos como, principalmente, nos serviços oferecidos à população. Somos uma das cidades do país com menor tempo para abrir novas empresas, agilizamos o fornecimento de alvarás, interligamos o sistema de informação com o governo federal, entre vários outros avanços. A cidade é referência em modernização e gestão inteligente”, orgulha-se.
Programação
A programação do evento foi dividida entre palestras e rodas de conversas com informações sobre as atuais ferramentas tecnológicas a favor do poder público, fórmulas para superar o desafio do atendimento municipal e as boas práticas da gestão. O time do Serpro participou do ciclo de palestras com os temas: “Como implementar transformação digital como foco no cidadão?”, apresentada pela gerente Dulcimara Delfes, e “Vencendo os desafios do atendimento municipal”, proferida pelo gestor da linha de serviço, Felipe Lopes da Silva, que abordou a importância da transformação digital com o apoio das ferramentas e órgãos do governo federal.
“Queremos mostrar os caminhos, todos os serviços que temos e construir parcerias com os municípios para o desenvolvimento de projetos de inovação, consultoria, elaboração de planos diretores de tecnologia da informação. A modernização é um caminho sem volta e, muitas vezes, a demanda municipal é intensa e alguns gestores dificilmente colocam a modernização tecnológica como prioridade”, explicou o assessor da presidência do Serpro, André Agatte.
Primeiro município a aderir ao GovShield
Para o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, o encontro foi uma oportunidade significativa para o processo de transformação digital do país. “A prefeitura de Araguaína é um dos primeiros municípios a contar com a Plataforma de Segurança em Nuvem do Serpro (GovShield), que disponibiliza serviços digitais com a praticidade e segurança do Gov.br. A iniciativa beneficia a população com serviços on-line, nos quais as informações e notícias relevantes são visualizadas pela web e dispositivos móveis. Uma novidade é o Painel de Solicitações de Serviços, solução geoanalítica para o acompanhamento dos serviços on-line, evitando deslocamentos desnecessários aos balcões físicos da prefeitura. A administração da plataforma é realizada pela própria prefeitura da cidade, com recursos tecnológicos integrados à plataforma Gov.br, de forma a garantir total autonomia sobre a gestão da ferramenta e dos serviços”, ressaltou o diretor.
O secretário da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína, Fabiano Souza, informou que dentre as ações de 2023 e 2024, o município aderiu o GovShield, com intuito de reforçar a segurança cibernética e ter acesso a um banco de dados federal. “Além disso, estamos testando a inteligência artificial em parceria com o Serpro. Somos o primeiro município do país a utilizar a tecnologia disponibilizada pelo órgão que vai oferecer um atendimento mais rápido e disponível a qualquer momento por meio dos chatbots, que estão cada vez mais frequentes no atendimento ao público”, enfatizou.
O gerente do Serpro, Guilherme Alvares, da divisão de Negócio para Governo Municipal, comenta que a provocação para realização do evento em Araguaína partiu do Serpro. “A cidade tem contrato com outras soluções da empresa. Além do GovShield, tem o Cidades Gov.Br, solução completa de serviços de governo digital para os municípios, e também tecnologias na área de trânsito, segurança, dados como serviço, chatbot e whatsapp business”, informou.